Olha o que uma maça fez com Newton !!

Olha o que uma maça fez com Newton !!

quarta-feira, junho 09, 2010

Biografia Heike Kamerlingh Onnes


Heike Kamerlingh Onnes nasceu em 21 de setembro de 1853, em Groningen, Holanda. Seu pai, Harm Kamerlingh Onnes, era proprietário de uma fábrica perto de Groningen, sua mãe era Anna Gerdina Coers de Arnhem, a filha de um arquiteto.

Depois de passar o tempo previsto no "Hoogere Burgerschool" em sua cidade natal (ensino secundário sem línguas clássicas), cujo director era o professor de Química da tarde Leyden JM van Bemmelen, recebeu ensino supletivo em grego e latim. Em 1870 ingressou na Universidade de Groningen, obteve o grau "candidaats" (aprox. B.Sc.) no ano seguinte, e depois foi para Heidelberg como um estudante de Bunsen e Kirchhoff de outubro de 1871 até abril 1873. Posteriormente, ele retornou ao Groningen, onde passou a sua "análise" doctoraal (aprox. M.Sc.) em 1878 e obteve o grau de doutor em 1879 com uma tese notável Nieuwe bewijzen voor de aarde der aswenteling (Novas evidências da rotação da Terra).

Entretanto em 1878 ele se tornou assistente na Politécnica de Delft, trabalhando sob Bosscha, em cujo lugar ele também lecionou em 1881 e 1882, ano em que foi nomeado professor de Física Experimental e Meteorologia na Universidade de Leyden, em sucessão ao PL Rijke.

talentos Kamerlingh Onnes 'para resolver problemas científicos já era evidente em 1871, quando na idade de 18 ele foi premiado com uma medalha de ouro para uma competição patrocinada pela Faculdade de Ciências Naturais da Universidade de Utrecht, no ano seguinte por uma Medalha de Prata um evento similar na Universidade de Groningen. Ao trabalhar com Kirchhoff ele também ganhou o "Seminarpreis", que lhe dá direito a ocupar um dos dois estágios de Kirchhoff.

Em sua tese de doutor teórico, bem como a prova experimental foi determinado que a experiência do pêndulo de Foucault conhecido deve ser considerada como um caso especial de um grande grupo de fenômenos que de uma forma muito mais simples pode ser usado para provar o movimento de rotação da Terra. Em 1881 ele publicou um documento Algemeene vloeistoffen Theorie der (Teoria geral dos líquidos), que tratou da teoria cinética do estado líquido, aproximando-se o direito de Van der Waals dos estados correspondentes, do ponto de vista mecanicista. Este trabalho pode ser considerado como o início de suas investigações ao longo da vida para as propriedades da matéria a baixas temperaturas. Em seu discurso inaugural De beteekenis van het quantitatief em Onderzoek de natnurkunde (A importância da pesquisa quantitativa em Física), chegou ao seu conhecido mote "Porta weten tot meten" (conhecimento através da medição), uma apreciação do valor das medidas que o acompanharam ao longo de sua carreira científica.

Após a sua nomeação para a cadeira de Física em Leyden, Kamerlingh Onnes reorganizou o laboratório de Física (agora conhecido como o Kamerlingh Onnes Laboratory) em uma maneira para se adequar ao seu próprio programa. Suas pesquisas basearam-se principalmente nas teorias de dois compatriotas seus van der Waals J.D. e H.A. Lorentz. Em particular, ele tinha em mente a criação de um laboratório de Criogenia que lhe permita verificar Van der Waals lei dos estados correspondentes sobre uma vasta gama de temperaturas. Seus esforços para atingir temperaturas extremamente baixas culminaram na liquefação do hélio, em 1908. Trazendo a temperatura do hélio até 0,9 ° K, ele chegou a abordagem mais próxima do zero absoluto, então realizado, justificando assim a dizer que o local mais frio da terra estava situado em Leyden. Foi por conta desses estudos de baixa temperatura que ele foi agraciado com o Prêmio Nobel. Mais tarde, seus alunos W.H. Keesom e WJ de Haas (Lorentz "filho-da-lei) conduziu experimentos no mesmo laboratório que levou ainda mais perto do zero absoluto.

Outras investigações em seu laboratório, que gradualmente ganhou em importância e fama internacional, incluída a termodinâmica, a lei de radioatividade, bem como observações sobre ótica, fenômenos magnéticos e elétricos, tais como o estudo da fluorescência e fosforescência, a rotação magnética do plano de polarização, espectros de absorção de cristais no campo magnético e também o efeito Hall, constantes dielétricas, e sobretudo a resistência dos metais. Uma descoberta importante (1911) foi a do supercondutividade de metais puros como o mercúrio, estanho e chumbo em temperaturas muito baixas, e na sequência desta observação de correntes persistentes.

Os resultados das investigações Kamerlingh Onnes "foram publicados no Proceedings da Academia Real das Ciências de Amsterdam e também no Comunicações do Laboratório de Física em Leyden. Muitos cientistas estrangeiros vieram para Leyden para trabalhar em seu laboratório por períodos mais curtos ou mais longos. O laboratório ganhou uma fama adicional em todo o mundo através da escola de treinamento para os tomadores de instrumento e sopradores de vidro alojados em que, fundado por Kamerlingh Onnes em 1901.

Na tenra idade de 30, Kamerlingh Onnes foi nomeado membro da Academia Real das Ciências de Amesterdão. Ele foi um dos fundadores da Associação (agora Institut) International du Froid. Ele era um comandante da Ordem do Leão da Holanda, da Ordem de Orange-Nassau da Holanda, da Ordem de Santo Olavo da Noruega, ea Ordem da Polonia Restituta da Polónia. Ele realizou um doutorado honorário da Universidade de Berlim, e foi premiado com a Medalha Matteucci, a Medalha Rumford, o prémio Baumgarten ea medalha Franklin. Ele era membro da Sociedade dos Amigos da Ciência, em Moscou, e das Academias de Ciências de Copenhague, Uppsala, Turim, Viena, Göttingen e Halle; Associado dos Negócios Estrangeiros da Académie des Sciences de Paris, membro estrangeiro da Accademia dei Lincei de Roma e da Royal Society de Londres, e membro honorário da Sociedade de Física de Estocolmo, o Helvétique Naturelles Société des Sciences, da Royal Institution de Londres, a Sociedad Española y Física da Qumica de Madrid, e do Instituto Franklin de Filadélfia.

Fora de seu trabalho científico, recreações Kamerlingh Onnes 'favoritos eram a sua vida familiar e ajuda para aqueles que dele necessitam. Embora o seu trabalho era o seu hobby, ele estava longe de ser um estudioso pomposo. Um homem de grande charme pessoal e da humanidade filantrópicas, ele foi muito ativo durante e após a Primeira Guerra Mundial, suavizando as diferenças políticas entre os cientistas e socorrer crianças famintas nos países que sofrem escassez de alimentos. Em 1887 ele se casou com Maria Adriana Wilhelmina Elisabeth Bijleveld, que foi uma grande ajuda para ele nestas actividades e que criou uma casa conhecida pela sua hospitalidade. Eles tiveram um filho, Albert, que se tornou um funcionário de alto escalão civil em Haia.

saúde Kamerlingh Onnes "sempre foi algo delicado, e, após uma curta doença, morreu em Leiden em 21 de fevereiro de 1926.

A partir de Nobel Lectures, Física 1901-1921, Elsevier Publishing Company, Amsterdam, 1967