Olha o que uma maça fez com Newton !!

Olha o que uma maça fez com Newton !!

terça-feira, julho 13, 2010

Condutor elétrico






Em termos diretos, entende-se por condutor eléctrico (corpo condutor) aquele que, estando carregado por uma determinada carga eléctrica, tem essa carga distribuída por toda a sua extensão.

Metais são bons exemplos de corpos condutores. Em seus átomos, os Elétrons da região externa da eletrosfera mantêm uma ligação muito fraca com o núcleo. Assim sendo, em uma barra de metal, os Elétrons das camadas mais afastadas dos núcleos de seus átomos circulam livremente de um átomo para outro.

Alguns átomos, especialmente aqueles que compõem os metais, possuem facilidade de perder um elétron da última órbita eletrônica. Esta é a explicação, da denominação dada aos seus elétrons: elétrons livres. Estes elétrons livres se desagarram das últimas órbitas eletrônicas e ficam transitando de átomo para átomo, sem direção definida. Os átomos que perdem elétrons os readiquirem com facilidade dos átomos vizinhos, para voltar a perdê-los depois. Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, os metais são usados para fios de cabos e aparelhos elétricos.





Diferença entre "condutor elétrico" e "material elétrico"


Há, em tese, uma diferença entre condutor eléctrico e material eléctrico. O "Condutor eléctrico"

é qualquer sistema que transporta elétrons, o ar, p. ex., pode ser considerado um condutor elétrico, já "material elétrico" se refere ao tipo de matéria de que o condutor elétrico é feito.