Olha o que uma maça fez com Newton !!

Olha o que uma maça fez com Newton !!

quarta-feira, junho 09, 2010

Biografia Christiaan Huygens





Christiaan Huygens nasceu em 14 de Abril de 1629 em Den Haag, Países Baixos. Ele veio de uma importante família holandesa. Seu pai, Constantin Huygens, estudou filosofia natural e era diplomata. Foi através de que Christiaan conseguiu acesso aos grandes círculos científicos daquele tempo. O jovem Christiaan recebeu a melhor educação possível e foi apresentado à elite intelectual da Europa. Educado na doutrina clássica pelo pai, os contatos intelectuais de Christiaan incluiam René Descartes, e desde jovem se correspondia com Mersenne. Em maio de 1645, Huygens entrou na Universidade de Leiden, onde estudou Direito e Matemática de 1645 a 1647. Dois anos depois, ele estudou na Universidade de Breda antes de finalmente retornar a Den Haag. Logo Huygens começou a demonstrar seu grande talento. Suas primeiras publicações em 1651 e 1654 envolviam problemas matemáticos. Seu primeiro trabalho publicado, Theoremata de quadratura hyperboles, ellypsis et circuli (1651), mostrava suas habilidades geométricas.

Logo voltou sua atenção ao polimento de lentes e à construção de telescópios. Por volta de 1654 ele inventou uam nova e melhor forma de polir lentes. Usando uma de suas próprias lentes, Huygens detectou, em 1655, a primeira lua de Saturno, a Titan. O sucesso de Huygens com a melhoria de lentes o levou a focalizar os anéis de Saturno, cujos resultados ele publicou em 1659 entitulado de Systema Saturnium.

Ao visitar Paris, Huygens conheceu a maioria dos cientistas famosos da época, dentre os quais Gassendi, Auzout, Boulliau, Roberval, Mylon, e Sorbière. Em sua volta para a Holanda, Huygens escreveu um pequeno trabalho, De Ratiociniis in Ludo Aleae, sobre o cálculo de probabilidades, o primeiro trabalho impresso sobre o assunto. O trabalho com astronomia requeria uma marcação de tempo acurada, e isso estimulou Huygens a lidar com esse problema. Em 1656 ele patenteou o primeiro relógio de pêndulo, aumentando a exatidão da marcação de tempo consideravelmente.
Ele construiu vários relógios de pêndulo para determinar a longitude no mar e ele os submeteu a esses testes em 1662 e novamente em 1686. No Horologium Oscillatorium sive de motu pendulorum (1673) ele descreveu a teoria do movimento do pêndulo. Também derivou a lei da força centrífuga para o movimento circular uniforme.