Olha o que uma maça fez com Newton !!

Olha o que uma maça fez com Newton !!

quarta-feira, junho 09, 2010

Biografia peter william oliveira






O físico brasileiro Peter William de Oliveira ganha prêmio em nanotecnologia

Mineiro, ele está na Alemanha há dez anos, onde foi fazer seu doutorado


Graça Magalhães-Ruether escreve de Berlim para 'O Globo':

No dia 28/5, ele recebeu o Prêmio do Fórum de Nanotecnologia de Berlim, financiado pela Dynamit Nobel, fundada pelo sueco Alfred Nobel, inventor da nitroglicerina e cuja fortuna foi legada à criação do prêmio que leva seu nome.

Oliveira foi premiado por descobertas importantes na área de nanotecnologia ótica.

Em linhas gerais, a nanotecnologia estuda a criação de máquinas do tamanho de moléculas e é considerada uma das mais promissoras áreas da ciência, com aplicações, por exemplo, em telecomunicações, microeletrônica, ótica, medicina, robótica e biologia. Oliveira detém 15 patentes na área de materiais óticos.

A Dynamit Nobel, fundada no século XIX somente como uma indústria de explosivos, hoje fabrica pigmentos, cerâmicas, partículas de metais e plásticos. Oliveira, que é de MG, está há dez anos na Alemanha, onde foi fazer doutorado.

Hoje ele chefia um grupo de pesquisa do Instituto de Novos Materiais de Saarbruecken, no sudoeste da Alemanha.

Os produtos criados por Oliveira têm aplicações variadas e poderão ser usados tanto na fabricação de lentes quanto na de um filtro que torna aparelhos de ar-condicionado mais econômicos, ao reduzir a intensidade dos raios solares que entram pelas janelas.

'Planejamos usar lentes desenvolvidas por meio de nanotecnologia em óculos capazes, por exemplo, de impedir que motoristas tenham a visão ofuscada à noite pelos faróis de carros que seguem em sentido contrário', diz Oliveira.
(O Globo, 31/5)